Radares são usados para cobrar Imposto de motoristas de SP com veículos registrados em outros estados

Radares são usados para cobrar Imposto de motoristas de SP com veículos registrados em outros estados

Os contribuintes proprietários de veículos do Estado do São Paulo já se preparam para o pagamento do IPVA SP 2019 e podem conferir aqui todas as regras, datas de vencimento e demais informações sobre o imposto. O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é devido aos proprietários de veículos de qualquer categoria, salvo os casos que recebem isenção de acordo com as regras estabelecidas.

No Estado do São Paulo o IPVA tem a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ como órgão responsável pelo recolhimento e apoio do DETRAN SP – Departamento Estadual de Trânsito. Todos os anos, entre os meses do último trimestre, estes órgãos definem e divulgam aos contribuintes sul-rio-grandenses as regras referentes ao imposto do ano seguinte.

Normalmente não são estabelecidas alterações nas regras e na forma como o imposto é recolhido ente um exercício e outro, sendo mantidas as mesmas condições de pagamento e descontos.

Vencimentos, Pagamentos e Descontos IPVA SP

Os vencimentos do IPVA 2019 começam em janeiro e vão até abril, variando conforme o número final da placa do veículo. O contribuinte pode pagar à vista, que dá direito a descontos, ou parcelado, em três vezes.

No IPVA SP 2019 o contribuinte poderá obter descontos de várias formas, tanto pela antecipação no pagamento quanto nos Programas “Bom Cidadão” e “Bom Motorista”, que beneficiam aqueles que exigiram a emissão de notas fiscais em suas comprar e que não tiveram multas nos últimos anos.

O percentual de desconto do pagamento antecipado – até o início de janeiro – pode ser superior a 20%, somando todos os benefícios disponíveis. No abatimento para bons motoristas, aqueles sem multas nos últimos três anos terão direito a 15%. Já os que não apresentam infrações nos últimos dois anos receberão 10% de desconto, e aqueles que não cometeram irregularidades no último ano recebem bônus de 5%.

A antecipação do pagamento dá direito a 3% de desconto. Participantes do programa Nota Fiscal Gaúcha (Bom Cidadão) também saem ganhando. O desconto máximo é de 5%, válido para os que têm 100 ou mais notas ficais no último ano (isso significa o número de vezes que registraram seu CPF no programa).

Já os que contabilizaram entre 41 e 99 notas fiscais no mesmo período terão direito a 3% de desconto. Mesmo quem utilizou menos o programa de incentivo também terá um abatimento, de 1%, válido para os que contabilizam até 40 notas. O pagamento do IPVA pode ser feito em qualquer agência, pontos de atendimento, ou pela internet dos Bancos Banrisul, Itaú, Bradesco e Sicredi.

Consulta DETRAN IPVA

Os contribuintes poderão acessar o site oficial da SEFAZ ou do DETRAN para realizar a consulta, bastando informar dados do veículo, como RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores, Chassi e placa. Nestas páginas, além de realizar consultas, será possível solicitar serviços diversos relacionados ao IPVA SP 2019 e sanar eventuais dúvidas.

Guilherme