CLIPPING: JORNAL DO COMÉRCIO (RECIFE-PE) – CAMARONES ESTÁ NO PONTO

Camarones está no ponto
BOA FASE Banda potiguar fecha ano com mais de 100 shows, novo disco, EP e clipe. Em 2012, volta à Argentina
Marina [email protected]

Na turnê pelo Nordeste que a banda potiguar Camarones Orquestra Guitarrística realizou no fim do mês passado, o Recife acabou ficando de fora. Inicialmente, a cidade faria parte da rota que o grupo traçou ao lado da brasiliense Móveis Coloniais de Acaju. Mas, a estrutura reduzida do local escolhido para as apresentações, o Acre, acabou impedindo que o público pernambucano conferisse o novo show do quinteto, que tem sido um dos nomes mais ativos da cena musical de Natal, no Rio Grande do Norte.

A Camarones Orquestra Guitarrística anda em fase de divulgação do recém-lançado Espionagem industrial, que veio para substituir o disco homônimo de estreia, responsável por despertar o público em várias partes do País para o rock instrumental que Ana Moreno (baixo), Anderson Foca (teclado e efeitos), Karina Monteiro (guitarra), Artur Porpino (bateria) e Leo Martínez (guitarra) desenvolviam em Natal.

Na semana passada, a banda desviou um pouco o foco do novo disco e lançou na internet uma música inédita, produzida em parceria com a Macaco Bong: Ladeira, que ganhou também um vídeo com a participação dos músicos dos dois grupos. A faixa foi disponibilizada também em um EP especial para o fim de ano, que conta ainda com versões de Link Wray e Ghostbusters.

“Quando entramos em estúdio para gravar o Espionagem industrial, tínhamos um punhado de novas experiências e sonoridades para explorar, que surgiram graças ao ano inteiro que ficamos em turnê, ao mesmo tempo, defendendo e desenvolvendo o nosso som. Tours são o lugar ideal para uma banda evoluir. Acho que essa evolução nossa se refletiu no resultado final do disco”, afirma um dos integrantes da Camarones, Anderson Foca, também à frente do festival DoSol, evento consolidado no calendário de sua cidade natal.

Com apoio da Lei Rouanet, o novo álbum da banda faz uma alusão ao formato do vinil, já que, na verdade, é um disco duplo. Lado A é a parte que reúne as composições executadas apenas pelos integrantes da Camarones, como Com a água no pescoço, A trama e Rock de roqueiro. No Lado B, estão parcerias com outros grupos, como Canastra, Baggios e Chimpanzé Clube Trio. O material está gratuitamente disponível para download no site oficial da banda (www.camarones.com.br) e foi lançado também na Argentina, através do selo Scatter.

“Acompanhamos turnês de bandas argentinas no Brasil e esse selo nos levou para shows na Argentina, além de ter se interessado em nos lançar lá. Desde então, estamos trabalhando juntos na divulgação do nosso trabalho e, em março do ano que vem, vamos fazer nossa segunda turnê pela Argentina”, adianta Foca.

As perspectivas para 2012 são bem favoráveis não só para a Camarones, que realizou mais de 100 shows em cerca de 35 cidades, lançou disco, videoclipe e documentário no ano que se encerra, mas também para outros grupos que têm surgido em Natal. “A cidade atravessa um bom momento, bandas como Talma & Gadelha e Dusouto têm lotado apresentações e começando a se apresentar fora de Natal também. Há uma cena em Mossoró muito interessante também, que deve despontar bastante no ano que vem”. Que venha 2012, então.

Esta entrada foi publicada em Clipping. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta