CLIPPING: JORNAL DA PARAÍBA

Por: TIAGO GERMANO

Carnaval do rock Campina a mil Lobão é o carro-chefe de uma programação que agenda ainda a vinda das atrações para o Encontro da Nova Consciência

Os frequentadores do Encontro da Nova Consciência, que ocorre anualmente em Campina Grande e em 2011 chega a sua 20ª edição, apelidaram o evento de ‘almaval’ ou ‘carnaval da alma’, por ele ocorrer sempre na época dos festejos carnavalescos e discutir temas referentes à espiritualidade. A julgar pelas atrações musicais agendadas pela organização do ‘Rock na Consciência’, programação cultural desenvolvida paralelamente ao evento, a folia este ano será para almas agitadas.

Lobão, Do Amor, Canastra, Criolina, Alberto Marsicano, Orquestra Brasileira de Música da Jamaica e Renegado são alguns dos artistas cotados no line-up divulgado exclusivamente para o JORNAL DA PARAÍBA pelos curadores do festival, que prometem um total de 20 nomes para fechar a caravana que irá se apresentar em Campina entre os dias 4 e 8 de março, no Sesc Centro e na praça do Viaduto.

“Contávamos em média com duas atrações por noite nas edições passadas. Este ano, em comemoração ao 20º aniversário do Encontro da Nova Consciência, queremos dobrar esse número”, afirma Arthur Pessoa, vocalista da Cabruêra (já confirmada para tocar em uma das noites) e um dos articuladores do festival.

Além da Cabruêra, entre os participantes já confirmados destacam-se as bandas paraibanas Néctar do Groove, Ubella Preta e o DJ Sacal, que, ao que tudo indica, fará uma parceria com o rapper carioca De Leve em um projeto que prevê os artistas dividindo o palco nos shows principais do evento. “A ideia é que o grupo carioca Canastra, por exemplo, toque ao lado da Camarones Orquestra Guitarrística, do Rio Grande do Norte. Sonic Junior viria junto com outro pernambucano: Rogerman, do Bonsucesso Sambaclube”, explica Arthur Pessoa.

A proposta, segundo ele, é que a programação musical dê conta de uma das preocupações do Encontro da Nova Consciência: a diversidade geográfica e o caráter independente e contemporâneo na escolha dos convidados. Ainda conforme Arthur Pessoa, o calendário das apresentações ainda não tomou corpo e a programação completa ainda está para ser definida, estando sujeita, portanto a modificações.

UIVOS INCERTOS
Na linha de frente das negociações, Lobão é o carro-chefe dos escalados para o encontro. A pedra no sapato do rock nacional, que acaba de lançar sua autobiografia 50 Anos a Mil (ver detalhe), ao lado do jornalista Claudio Tognolli, está para confirmar sua vinda à Paraíba para show, palestra e lançamento do livro.

É possível também que Lobão traga na bagagem seu mais recente projeto, o box 81/91, produzido pelo lendário Roy Cicala (que já trabalhou com nada mais nada menos que Elvis Presley, John Lennon e Jimmy Hendrix). A coletânea de três CDs e um DVD relembra a primeira década de carreira do roqueiro e contém 41 faixas remasterizadas e ordenadas cronologicamente. Do Amor, banda que estará no Nordeste em finais de março (tocará em Pernambuco no próximo dia 24, no Porto Musical), é outra promessa da organização para quem for a Campina Grande em março.

O quarteto é formado por Gabriel Bubu (vocais e guitarra), Gustavo Benjão (vocais e guitarra), Ricardo Dias Gomes (baixo) e Marcelo Callado (bateria). Figuras talvez mais conhecidas do público por serem ‘curingas’ de outros músicos como os Los Hermanos, Caetano Veloso e Nina Becker. O grupo foi revelação ano passado com seu primeiro disco, que mistura ritmos regionais como a guitarrada paraense e o axé baiano: nada mais sincrético e adequado ao clima que Campina experimenta em época de Nova Consciência.

De acordo com Arthur Pessoa, a Criolina, projeto do Distrito Federal que circula o Brasil em festas concorridas, fará a discotecagem nos intervalos dos shows. Aos pesos pesados Alberto Marsicano, Renegado, Orquestra Brasileira de Música da Jamaica e Clayton Barros (ex-Cordel do Fogo Encantado), soma-se ainda uma atração internacional que, segundo Pessoa, vem da Colômbia e será divulgada na próxima semana.

Esta entrada foi publicada em Clipping. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta