CLIPPING: DIÁRIO DE NATAL

Camarones inicia turnê pelo Nordeste

Orquestra Guitarrística, que em diversos momentos tocará ao lado da carioca Canastra, abre o tour por Natal, hoje
Sérgio Vilar // [email protected]

O Camarones Orquestra Guitarrística inicia hoje mais um passo para uma futura carreira internacional. A turnê em sete cidades nordestinas junto com os cariocas do Canastra é só um “esquente” para projetos mais ambiciosos. No fim de março, o quinteto potiguar percorrerá a América Latina e lançará CD na Argentina. E para quem pensa em um tapete vermelho estendido exclusivamente porque o som das guitarras potiguares é bem aceito, se engana. A conquista das portas abertas fora do Rio Grande do Norte ou do Brasil é fruto de intercâmbio e organização de anos de trabalho.


Após temporada, o grupo potiguar percorrerá a América Latina, a partir de março, e ainda lançará disco na Argentina Foto: Abril Pro Rock/Divulgação

“Nada veio de graça. É persistência individual. E o Dosol (combo de atividades culturais com dez anos de atuação) trouxe muito artista sulamericano pra tocar aqui. Naturalmente, eles também abrem portas pra gente. O Camarones até caiu na graça do selo argentino Scatter e lançaremos um CD lá”, se orgulha o produtor cultural e membro da banda Anderson Foca. Para esta turnê, o Camarones se junta ao Canastra. Aparceria também foi fruto de intercâmbio. “Nos conhecemos na Feira de Música do Ceará. Houve afinidade artística. Eles nos receberam bem lá no Rio de Janeiro e nós trouxemos eles aqui pro Nordeste. E até gravaremos uma música juntos aqui em Natal”.

Uma banda sai do Sudeste do país, a outra desce o Nordeste para se encontrarem em Salvador e daí em diante cumprirem o papel de rodar quilômetros divulgando seus trabalhos, com o intuito de formar público e ir onde o povo está. Os shows acontecerão em Camaçari, Salvador, Vitória da Conquista, Natal, João Pessoa e Campina Grande. Além das apresentações as bandas farão takes para rádio, programas de TV e ações complementares de divulgação da tour, incluindo um vídeo-documentário disponibilizado via web com todos os passos da viagem.

Uma prova de que, além do talento o intercâmbio com outros músicos funciona para alavancar uma carreira fora das muralhas potiguares é de que a banda não custeará absolutamente nada. Segundo Anderson Foca, os cachês dos shows cobrem os custos. “Levaremos pouco, mas não gastaremos nada. E é o começo de uma carreira fora. Temos que pensar mais nessa questão de formação de público”, disse. E já são mais de 30 shows do Camarones agendados até agosto. “Deveremos superar a marca das 80 apresentações que fizemos em 2010″, estima.

Revelações de peso

O Camarones completa três anos de atividade com fôlego renovado após tour por todas as regiões do país em 2010. Foram 80 shows e apresentações que alavancaram a banda como uma das grandes revelações. Para 2011 o grupo trabalha no segundo disco, intitulado Espionagem Industrial, fruto do prêmio recebido pelo Programa Petrobras Cultural no fim do ano passado. Já o Canastra, na ativa desde 2003, é uma das grandes bandas da cena carioca. Depois de dois discos e a entrada de Rodrigo Barba (Los Hermanos) na formação atual, o grupo tem registrado seu novo trabalho desde o final do ano passado na Toca do Bandido, com produção do Ex-Titãs Charles Gavin. É a primeira vez que faz tour pelo Nordeste.

Veja as datas

Terça, 22 de fevereiro – Natal/RN – Hell’s Pub (Só Camarones, 21h, entrada livre)

Sexta, 25 de fevereiro – Maceió/AL – Grito Rock (Só Camarones)

Sábado, 26 de fevereiro – Camaçari/BA – Grito Rock

Sábado, 26 de fevereiro – Salvador/BA – Tom do Sabor

Domingo, 27 de fevereiro – Vitória da Conquista/BA – Folia Fora do Eixo

Quarta, 2 de março – Palco Radiofônico, Natal/RN

Sexta, 4 de março – João Pessoa/PB – Espaço Mundo

Sábado, 5 de março – Encontro da Nova Consciência – Campina Grande/PB

Terça, 8 de março – Circuito Cultural da Ribeira, Natal/RN

LINK: http://www.diariodenatal.com.br/2011/02/22/muito1_0.php

Esta entrada foi publicada em Clipping. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta