CLIPPING: CORREIO DA PARAÍBA

Móveis Coloniais de Acaju e Camarones abrem Festival do Mundo

Renata Escarião

O Festival Mundo 2011, que acontece de 2 a 30 de dezembro, no Espaço Cultural, em João Pessoa, será aberto pelas bandas Móveis Coloniais de Acaju e Camarones Orquestra Guitarrística. Esta  será a 7ª edição do evento. Os shows acontecem no Teatro de Arena e marcam também a vernissage de abertura da exposição coletiva de artes visuais, que acontece no primeiro dia, às 19h, na Galeria Archidy Picado. Já estão abertas as inscrições de propostas para a exposição coletiva.

Não foi à toa que as duas bandas foram as escolhidas para abrir os trabalhos desta edição do Mundo. No ano passado, direto do Distrito Federal, Móveis Coloniais – e sua música poética e divertida que ganhou projeção nacional – lotou a Usina Cultural Energisa com mais de duas mil pessoas, e a potiguar Camarones Orquestra Guitarrística sacolejou o público com seu som instrumental rock com elementos do ska, pop e surf music.

Amostra do sucesso que foi a última edição do Mundo, os dois grupos voltam aos palcos paraibanos levando toda a energia positiva mais do que providencial para abrir uma semana intensa das mais diversas atividades culturais.

Além dos shows no dia da abertura, mais de 20 bandas se apresentam nos dias 10 e 11, em dois palcos montados na Praça do Povo do Espaço Cultural e programações no Planetário. A partir do dia 03 acontecem ainda oficinas, debates e mostras audiovisuais.

O Festival abriu inscrições no site do Toque no Brasil – rede de oportunidades para quem quer divulgar trabalhos musicais – para as bandas interessadas em se apresentar no Festival, e recebeu 544 inscrições de grupos de vários estados do país.

A região com maior número de bandas interessadas foi a Sudeste, com 234 inscrições, e o estado foi o de São Paulo, com 119 grupos interessados. Da Paraíba se inscreveram 67 bandas de seis diferentes cidades.

O resultado das selecionadas será divulgado nas próximas semanas junto com mais detalhes da programação do Festival Mundo 2011.

A exposição de artes coletiva, que anualmente integra a programação, já se tornou destaque do Festival por contemplar artistas locais e levar ao público um retrato do que esta sendo produzidos atualmente nas artes visuais.  Este ano, com a temática “Psicodelia”, a exposição vai contar com curadoria de João Faissal e Sidney Azevedo.

As inscrições dos artistas interessados em participar estão abertas de 20 a 31 deste mês e pode ser feita através do e-mail [email protected] nas categorias desenho, pintura, colagem, objeto, fotografia, instalações e obras interativas, que se encaixem na temática “Psicoledelia”.  O e-mail deve conter o nome do artista, telefone, proposta de obra para a exposição, currículo e portifólio.

A estrutura do local possibilita intervenções diretas na parede, módulos expositivos brancos ou pretos. Para obras que necessitem de materiais como TV, DVD, etc, é responsabilidade do artista disponibilizar os equipamentos necessários.

O resultado da seleção será divulgado dia 07 de novembro, no site do Festival do Mundo. A montagem será feita de 28 de novembro a 01 de dezembro e ficará aberta de 02 a 31 de dezembro.  Não haverá prolabore para o artista selecionado e as obras estarão liberadas para comercialização.

http://m.correio10.com.br/noticia/6405/moveis-coloniais-de-acaju-e-camarones-abrem-festival-do-mundo

Esta entrada foi publicada em Clipping. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta