CLIPPING: CAMARONES EM CAMPINA GRANDE NA TRIBUNA DO NORTE

Há duas décadas um outro tipo de folia entra em cena no Carnaval de Campina Grande, durante o Encontro da Nova Consciência, onde o período momesco é pontuado por shows, debates e intensa troca de experiências artísticas, culturais, científicas e religiosas. A programação ecumênica, que agrega desde cursos de Yoga, exibição de filmes e palestras sobre xamanismo, até oficinas de tarot e xilogravura, ainda inclui apresentações de nomes conhecidos do grande público como os cantores Otto e Lobão. As bandas Sonic Júnior (AL/PE), Canastra (RJ), Cabruêra (PB), Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (SP) e a potiguar Camarones Orquestra Guitarrística, que se apresenta neste sábado (5) por lá, também darão o ar da graça no evento. A programação é gratuita.

divulgaçãoCampina Grande vira território multicultural neste CarnavalCampina Grande vira território multicultural neste Carnaval

O tema deste ano é “Cultivando a Paz”, e os coordenadores do Encontro acreditam que “mais do que nunca, torna-se necessário e importante estimular a construção da harmonia entre as pessoas de diferentes religiões, filosofias de vida, orientações sexuais e etnias. Não basta apenas tolerar, é precisa respeitar aqueles que pensam diferente. Apenas com a aceitação e respeito é que poderemos conviver em paz e harmonia”.

Essa pluralidade de comportamento pode ser comprovada no cardápio variado de reuniões agendadas durante o Nova Consciência: Encontros de Neopaganismo; de Ateus e Agnósticos; sobre Homoafetividade; de Cinema; de Literatura; de Ufologia; Nacional de Tarólogos; de Sufismo; de Rezadeiras; de Islamismo… e mais infinidade de temas.

Guaramiranga

Outro destino diferente, e igualmente interessante, durante o Carnaval é a cidade serrana de Guaramiranga (CE), sede da 12ª edição do Festival Jazz & Blues. A expectativa dos organizadores é que o pequeno município de 6,5 mil habitantes receba o dobro de visitantes (cerca de 15 mil) interessados em música instrumental. Além da qualidade e diversidade da programação musical, a novidade deste ano é a Cidade Jazz & Blues, estrutura especialmente montada para abrigar ensaios abertos, jam sessions e os principais shows, entre eles o gaitista norte-americano Rick Estrin.

Esta entrada foi publicada em Clipping. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta